I –        DA CATEGORIA

 

Art 1)   SUB-20        nascidos em 90, 91 e 92

 

§ Parágrafo Único: Poderão também participar atletas nascidos de 1993 para baixo.

 

 

II –      DA PARTICIPAÇÃO DOS ATLETAS e MEMBROS DA COMISSÃO TÉCNICA

 

Art 2)    O atleta não poderá jogar por mais de uma Entidade.

 

Art 3)    Caso ocorra infração nos artigos anteriores a equipe em que o atleta jogou irregularmente será considerada perdedora e o atleta estará impedido de participar da Copa.

 

Art 4)   Para que um atleta e membro da comissão técnica participem de um jogo deverá ser apresentado um destes documentos:

 

ATLETA:

¨       CARTEIRA DA F.P.F.  2010 ou 2009 ORIGINAL

¨       CARTEIRA DE IDENTIDADE ORIGINAL

¨       PASSAPORTE ORIGINAL

 

MEMBRO DA COMISSÃO TÉCNICA:

¨       CREF

¨       CARTEIRA DE IDENTIDADE

¨       CARTEIRA DE MOTORISTA

¨       PASSAPORTE

 

Art 5)    É obrigatória a assinatura dos atletas que iniciarão a partida, bem como de todos os suplentes e dos membros da comissão técnica, na súmula de jogo.

 

§ Parágrafo 1º: A Entidade não poderá participar da partida se não houver, no banco, pelo menos 02 (dois) responsáveis. O não cumprimento deste parágrafo acarretará na aplicação do WO.

 

§ Parágrafo 2º: Poderá ficar no banco de reservas 01 (um) técnico, 01 (um) preparador físico e 01 (um) massagista, de 18 anos em diante, sendo que o preparador físico só poderá ficar no banco de reservas com a apresentação do CREF. Se porventura a equipe possuir médico, fisioterapeuta ou enfermeiro, um deles poderá ficar no banco de reservas com a apresentação do seu C.R.M., CREFITO ou COREN respectivamente.

 

§ Parágrafo 3º: Apenas o técnico poderá usar o limite da sua área técnica para orientar os seus atletas, devendo os demais membros da comissão técnica ficar junto ao banco de reservas.

 

§ Parágrafo 4º: Se a equipe ficar com apenas 01 (um) membro da comissão técnica, por motivo de expulsão, este não poderá atender seus atletas dentro de campo usando a função de massagista. Seus atletas lesionados, dentro de um espírito esportivo, poderão ser atendidos pelo massagista adversário, ficando a critério do mesmo. Se tal fato não ocorrer, verificando a gravidade da contusão, o árbitro terá autoridade para autorizar a entrada do membro da comissão técnica que se encontra no banco de reservas.

 

Art 6)    É obrigatório o uso de caneleiras para todos os atletas.

 

Art 7)    Os membros da comissão técnica não poderão permanecer no banco de reservas sem camisa, de camiseta regata, de calção, descalço ou de chinelo.

 

§ Parágrafo Único: Será permitido o uso de bermudões com o logotipo ou da mesma cor da equipe.

 

 

III –     FORMA DE DISPUTA

 

Art 8)    O sistema de disputa da I COPA OURO SUB-20 – 2010 será passado as equipes em anexo, através do Regulamento Técnico.

 

 

IV –     DA DURAÇÃO DOS JOGOS

 

Art 9)    SUB-20       Dois períodos de 45 (QUARENTA E CINCO) minutos cada.

 

§ Parágrafo Único: Haverá um intervalo de 15 (quinze) minutos entre os dois períodos.

 

 

V –       DAS SUBSTITUIÇÕES

 

Art 10)  Poderão ser feitas até 05 (cinco) substituições mais 01 (uma) exclusiva do goleiro por equipe durante o transcorrer do jogo. No banco de reservas poderão ficar no máximo 08 (oito) atletas.

 

§ Parágrafo 1º: Não considerar como substituição o atleta que antes do início da partida tenha assinado a súmula como titular e seja substituído por outro atleta.

 

§ Parágrafo 2º: Quando ocorrer substituição durante o transcorrer da partida, o atleta substituído poderá permanecer no banco de reservas. Este parágrafo não atende aos atletas expulsos, não podendo os mesmos permanecer no banco de reservas.

 

 

VI –     DAS TABELAS E HONORÁRIOS DE JOGOS

 

Art 11)  As partidas poderão sofrer alteração por solicitação das redes de TV e Rádio.

 

Art 12)  Haverá uma tolerância de 15 (quinze) minutos para o início da primeira partida da rodada. Se a equipe não se apresentar dentro deste horário, será considerada perdedora.

 

§ Parágrafo 1º: Nas partidas que houver a presença da TV ou da Rádio não haverá tolerância, sendo que as mesmas deverão começar no horário estipulado.

 

§ Parágrafo 2º: Subtende-se como primeiro jogo da rodada a primeira partida programada para o campo designado, sendo as demais realizadas na seqüência, independentemente do horário constante na tabela ou súmula de jogo.

 

§ Parágrafo 3º: Em caso de ocorrer WO em uma das partidas da rodada o horário a ser adotado para o jogo subseqüente será o mencionado na súmula de jogo.

 

Art 13)  A EQUIPE que não comparecer para participar de um jogo será considerada perdedora pelo placar de 3 X 0 e estará automaticamente ELIMINADA da Copa.


§
Parágrafo 1º: No caso da eliminação, considerar o WO o não comparecimento da equipe no local da partida.

 

§ Parágrafo 2º: Não haverá sob qualquer tipo de alegação ou motivo, recursos para WO, devendo a Comissão Organizadora denegá-los de plano, exceto casos de calamidade pública que serão analisados pelo Depto. Jurídico.

 

Art 14)  Cada equipe deverá pagar 50% da taxa de arbitragem em toda partida.

 

§ Parágrafo Único: As equipes com mando de jogo fora da Capital deverão recolher na tesouraria da A.P.F. a taxa de locomoção. O valor será de acordo com a distância em Km (quilômetros) contados a partir da região central da Cidade de São Paulo.

 

Art 15)  As equipes MANDANTES deverão apresentar as seguintes condições mínimas nos seus jogos:

 

A –   Apresentar 06 (seis) bolas da marca TOPPER modelo KV CARBON 12 (Bola oficial do Campeonato Paulista modelo 2010 ou 2009) em condições de jogo. Caso as 06 (seis) bolas se percam durante a partida, a equipe mandante deverá repor com bolas da marca e modelo citados acima. Considerar o mandante a equipe que estiver do lado esquerdo da tabela e/ou na parte superior da súmula. As partidas da Copa Ouro só serão realizadas com as bolas da marca e modelo citados acima.

 

B –   Na coincidência das cores do uniforme caberá a equipe mandante (lado esquerdo da tabela e/ou na parte superior da súmula) providenciar a troca do mesmo.

 

C –   Ambulância com equipamentos de primeiros socorros, além de desfibrilador e do médico;

 

D –   Policiamento ou guarda civil metropolitana ou seguranças;

 

E –   Maca para o atendimento aos atletas, bem como 2 (dois) maqueiros;

 

F –   A presença de 4 (quatro) a 6 (seis) gandulas.

 

§ Parágrafo Único: Compete a equipe de arbitragem designada para a partida a fiscalização do cumprimento dos itens C, D, E e F deste artigo, devendo em caso de desrespeito a qualquer um deles consignar na súmula de jogo. A partida será realizada normalmente.

 

 

VII – DA PONTUAÇÃO

 

Art.16)   A I COPA OURO SUB-20 – 2010 será regida pelo sistema de pontos ganhos a saber:

 

VITÓRIA               03 (três) PONTOS

EMPATE               01 (um) PONTO

DERROTA             00 (zero) PONTO

 

 

VIII – DOS DESEMPATES

 

Art.17)  Persistindo o empate entre duas ou mais equipes serão adotados os seguintes critérios de desempate:

 

1-     Maior número de vitórias;

2-     Maior saldo de gols;

3-     Maior número de gols marcados;

4-     Menor número de gols sofridos;

5-     Confronto direto (entre duas equipes);

6-     Equipe mais disciplinada (ver parágrafo único);

7-     Sorteio.

 

§ Parágrafo Único: A apuração da equipe mais disciplinada será desta forma:

Cada cartão vermelho valerá 03 (três) pontos;

Cada cartão amarelo valerá 01 (um) ponto;

Cada membro da comissão técnica expulso valerá 05 (cinco) pontos.

A equipe mais disciplinada será a que obter o MENOR MIF (Melhor Índice de Fair Play).

MIF = Pontos obtidos dividido pelo número de jogos realizados.

 

 

IX –     DAS PENALIDADES

 

Art 18)  O atleta que receber o cartão amarelo perderá a condição de jogo a cada série de 02 (duas) advertências.

 

§ Parágrafo Único: O atleta que receber o cartão amarelo e o cartão vermelho na mesma partida terá o seu cartão amarelo anulado.

 

Art 19)  O atleta expulso ficará automaticamente suspenso para o jogo seguinte.

 

Art 20)  O membro da comissão técnica expulso ficará automaticamente suspenso para o jogo seguinte.

 

Art 21)  Casos de agressão a árbitros, auxiliares, representantes, adversários ou qualquer ato de indisciplina mais grave o atleta ou membro da comissão técnica estará automaticamente eliminado da Copa.

 

 

X –       DA PREMIAÇÃO

 

Art 22)   A premiação da I COPA OURO SUB-20 – 2010 será da seguinte maneira:

¨       Troféu e 30 medalhas para o campeão;

¨       Troféu e 30 medalhas para o vice-campeão;

¨       Troféu para o artilheiro;

¨       Troféu para o goleiro menos vazado.

 

§ Parágrafo Único: No caso de atos de indisciplina de maneira desonesta, dolosos, violentos e contrários aos interesses e finalidades da COPA OURO na decisão, a premiação da equipe que participar do tumulto será suspensa.

 

 

XI –     DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art 23) Os casos omissos deste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora, obedecendo-se aos mesmos critérios do Regulamento Geral e Código Disciplinar da A.P.F., que estão disponíveis no site www.apfutebol.marketingdeweb.com.

 

 

 

 

Prisco Palumbo
  Presidente

Fechar Menu